Historia do Partido Liberal

 

O PARTIDO LIBERAL NO BRASIL
1832 A 1889 – IMPÉRIO – 57 ANOS
O PL foi o primeiro partido a se organizar formalmente na época do Império.
Nesse período de sua história, defendia as idéias mais avançadas na política brasileira:
- Eleição para juizes;
- Implantação da República;
- Eleições diretas e democráticas;
- Abolição da escravatura e emancipação dos escravos.

1889 a 1930 – PRIMEIRA REPÚBLICA – 41 ANOS

Por influência dos ventos republicanos o PL ressurgiu com o nome de PRL – Partido Republicano Liberal, refundado por Rui Barbosa, que era um de seus mais ardorosos militantes ainda no Império. Rui foi pelo PRL, Senador e candidato a Presidente da República por duas vezes.
Naquela época defendia, principalmente, o voto secreto, as liberdades democráticas, a urbanização do país, habeas corpus e o mandado de segurança.

1930 A 1937 – SEGUNDA REPÚBLICA – 7 ANOS

Nesse período restou apenas o Partido Liberal no Paraná e a Aliança Liberal, que era a união de partidos democráticos e cidadãos independentes. Tinham em comum fortalecer a República e lutar contra as idéias totalitárias comunistas e nazistas vindas da Europa.

1937 a 1945 – TERCEIRA REPÚBLICA – 8 ANOS

Por Decreto, Getúlio Vargas extinguiu todos os partidos políticos daquela época.

1945 a 1964 – QUATA REPÚBLICA – 19 ANOS

O PL desse período histórico, era denominado de Partido Libertador e seu ideólogo era o gaúcho Raul Pilla. De seu programa constavam:
- Liberalismo econômico e direitos individuais;
- Parlamentarismo nas três esferas de governo;
- Isenção de impostos de bens de consumo popular;
- Taxações de bens e artigos de uso supérfluo;
- Pesquisa científica e técnica.

1964 a 1979 – QUINTA REPÚBLICA – 15 ANOS

Pelo Ato Institucional nº. 2, o então Presidente Mal. Castelo Branco extinguiu todos os partidos políticos, dentre eles o PL. Nesse período apenas dois partidos foram autorizados a existir MDB e ARENA.

1985 a 2006 – SEXTA OU NOVA REPÚBLICA – 21 ANOS

Em 25-06-85, Álvaro Valle e um grupo de companheiros fundaram novamente o Partido Liberal.
Defendeu, nesse período, entre outras, as seguintes bandeiras:

1. Entendimento entre capital e trabalho, como mola propulsora do desenvolvimento;
2. Respeito aos diretas individuais, à liberdade de imprensa, à propriedade privada e à livre iniciativa;

3. Educação e Pesquisa Científica para proporcionar a igualdade de oportunidades e o progresso da humanidade;

4. Nem Estado Máximo, nem Estado Mínimo, mas sim um Estado Necessário.

5. Diminuição da carga tributária e Imposto Único.

2007 ADIANTE – 2 ANOS

Em 17-01-07, um grupo de 108 companheiros que militavam no PL a muitos anos, residentes nos Estados de AC, AM, BA, GO, MA, MG, MT, PA, PB, PI, RO, SP, TO e DF, reuniram-se na Capital Federal e fundaram novamente o PL – Partido Liberal.



NOSSO NOVO PARTIDO LIBERAL ACREDITA E DEFENDE AS SEGUINTES BANDEIRAS:

1. EDUCAÇÃO: Defendemos a Educação como instrumento da Revolução sem armas. Mudanças de mentalidade para que o cidadão possa melhorar a sua vida pela evolução silenciosa de sua própria mente, mentalidade, cultura e costumes. Que haja a circulação do conhecimento e o acesso à sabedoria, como instrumentos de melhoria efetiva das condições de vida da população.

2. NATUREZA: Defendemos o desenvolvimento sustentável com absoluto respeito ao meio ambiente, para a continuidade da espécie humana, animal, vegetal e mineral. Controle do crescimento urbano e vida consciente no campo. Entendemos a natureza como a mãe do direito natural e este como a fonte de todo direito universal.

3. ELEIÇÃO PARA JUÍZES E INDEPENDÊNCIA DO JUDICIÁRIO:

O Título I da Constituição de 1988 fala dos Princípios Fundamentais da Carta Magna. Em seu Parágrafo Único, do Artigo 1º afirma: "Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes ou diretamente nos termos desta Constituição". E no Artigo 2º dita: "São poderes da União, independentes e harmônicas entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário".
No Legislativo e no Executivo o princípio está sendo seguido à risca, pois o povo, que detém o poder, elege seus representantes. No Judiciário o povo esta fora do poder, pois os juízes e seus superiores não precisam do poder que vem do povo para chegar aos seus postos de comando e o que é pior, com mandatos vitalícios. Ora, são muitas as coincidências em que filhos de Desembargadores se tornam juízes com mais facilidades que outros.
E ainda mais, como garantir a independência do judiciário se os seus membros, para alçar a cargos na hierarquia, dependem do Executivo? Entende-se que fere o princípio da Independência, pois este assunto deveria ser única e exclusivamente do âmbito do Poder Judiciário.

4. JOVEM E MULHER NA POLÍTICA:

Defendemos maior participação do Jovem e da Mulher na atividade político – partidária. Existem muitos homens corretos, porém os liberais acreditam que nas veias de Jovens e Mulheres correm um sangue mais quente e que pulsa mais forte por liberdade, autenticidade, verdade e justiça.

Os liberais de hoje reafirmam suas convicções no conjunto de princípios praticados pelos companheiros que desde o Império lutam: por direitos individuais, liberdades democráticas; propriedade privada e livre iniciativa.



OS LIBERAIS DE HOJE SÃO CONTRA:

1. Todo tipo de totalitarismo. Seja ele de natureza política, social, econômica, religioso, racial ou dissimulada.

2. Qualquer tipo de reeleição, pois esta é uma das fontes inspiradoras da corrupção em nosso país. Defendemos mandatos de 5 anos e eleição coincidente.

3. A cultura da esperteza e o culto ao sujeito desonesto, que sobe na vida passando a perna nos incultos e ingênuos.

4. A pena de morte e o aborto sem causa justa.

EXEMPLOS DE BRASILEIROS LIBERAIS AUTÊNTICOS:

1. ÁLVARO VALLE – Brasileiro Carioca, Professôr e Diplomata; sempre lutou pela melhoria da educação em nosso país; Deputado Federal por cinco mandatos e disse: 1. " O PL precisa ser um pedaço de chão limpo na política brasileira"; 2. "Se você não fizer nada pela educação, mas todos os dias repetir que a educação é prioridade, já estará fazendo alguma coisa"; 3. Não aceitem corruptos no partido".

2. GILBERTO KASSAB – Brasileiro Paulista, Engenheiro e Economista, Vereador – SP, Deputado Estadual – SP, Dep. Federal, Fundador e Presidente do PL – SP por mais de dez anos; hoje, Prefeito reeleito de SP; sempre defendeu a micro-pequena empresa, os cursos de formação de novos líderes e disse: " A sociedade é fruto da consciência de seus cidadãos e do comando correto de seus líderes".

3. GUILHERME AFIF DOMINGOS – Brasileiro Paulista, líder empresarial e um dos mentores do SEBRAE – BRASIL; foi Deputado Federal e candidato a Presidente da República pelo PL, o único até hoje a apresentar um Plano de Desenvolvimento para o Brasil para vinte anos; defensor ardoroso do Imposto Único e disse: "Juntos chegaremos lá".

4. RAUL PILLA – Brasileiro Gaúcho, Federalista convicto, refundou o PL e o presidiu por dezenove anos; foi Senador e defendia o Parlamentarismo nos três níveis de governo; lutou em defesa da ONU e disse: "A sociedade das nações é uma realidade a ser considerada, desenvolvida e organizada no superior interesse dos povos".

5. RUI BARBOSA – Brasileiro Baiano, Jurista brilhante, defendeu as liberdades democráticas desde o Império; Senador e Candidato a Presidente da República por duas vezes e disse "Um dia o brasileiro vai sentir vergonha de ser honesto".

6. VILMAR ROCHA – Brasileiro Goiano, Professôr, Advogado e Escritor; foi Deputado Estadual em Goiás e Dep. Federal por quatro mandatos pelo PFL; Presidente do Instituto Tancredo Neves no Brasil por dez anos; é Membro de várias organizações internacionais liberais – democratas; defensor do autêntico pensamento liberal e repudia o populismo que assola o país.